A programação de streaming da semana destaca a 2ª temporada de “Andor”, o final de “Você” e a estreia de uma nova comédia da criadora de “A Maravilhosa Sra. Maisel”. Entre os filmes, há desde a animação “O Homem-Cão” em VOD até “Covil de Ladrões 2” na Prime Video, passando por lançamentos inéditos na Netflix e na Prime. A lista soma 20 produções que chegam até sexta (25/4) nas principais plataformas.
AGORA
🎞️ O HOMEM-CÃO | Vod*
A animação baseada nos quadrinhos infantis de Dav Pilkey já faturou quase US$ 80 milhões nos EUA, ao combinar ação e muito humor. A trama conta como um fiel cão policial e seu dono, um oficial de polícia, sofrem um acidente bombástico durante o trabalho. Para salvar suas vidas, uma cirurgia inusitada os funde em um único ser, criando O Homem-Cão, que se dedica a proteger e servir, além de sentar e rolar.
Ao voltar ao trabalho, o Homem-Cão tenta impressionar seu chefe ao enfrentar a ameaça do vilão felino Petey o Gato, que tem um plano maligno: criar um clone de si mesmo, o filhote Lil Petey, para aumentar seu poder de causar confusão e crimes.
No entanto, as coisas se complicam quando Lil Petey desenvolve uma amizade inesperada com o Homem-Cão. Quando o pequeno gato é capturado por um inimigo comum, cão e gato precisam unir forças para resgatá-lo. Durante essa missão, eles descobrem que o poder da família – e dos gatinhos – pode unir até os maiores rivais.
O elenco de vozes originais (que o público só deve ouvir quando houver o lançamento em streaming) conta com Lil Rel Howery (“Free Guy”), Pete Davidson (“Morte Morte Morte”), Isla Fisher (“Truque de Mestre 2”), Poppy Liu (“Hacks”), Stephen Root (“Barry”), Billy Boyd (da trilogia “O Senhor dos Anéis”) e Ricky Gervais (“After Life”). A direção é de Peter Hastings, vencedor do Emmy pela série “Kung Fu Panda: Lendas do Dragão Guerreiro”.
🎞️ ÚLTIMO ALVO | Vod*
A nova parceria de Liam Neeson com o diretor norueguês Hans Petter Moland, após “Vingança a Sangue-Frio” (2019), é um thriller sombrio sobre decadência e vingança. Neeson interpreta um alcoólatra arrependido e cobrador de dívidas de um chefão do crime de Boston, vivido por Ron Perlman (“Hellboy”). Enquanto sua memória começa a falhar devido a uma doença, ele tenta se reconectar com a filha distante (Frankie Shaw, de “SMILF”), se envolve com uma mulher misteriosa (Yolonda Ross, de “The Chi”) e se vê diante da chance de salvar vítimas do tráfico humano – tudo antes que sua doença piore.
O roteiro de Tony Gayton (criador de “Inferno Sobre Rodas”) reduz os personagens a arquétipos, sem sequer nomear muitos deles, e enfatiza um cenário de desesperança, onde a violência e a corrupção permeiam tanto a criminalidade quanto as instituições. Apesar do tom sombrio, a narrativa encontra momentos de vulnerabilidade, como quando o protagonista anota lembretes para si mesmo ou revive diálogos imaginários com seu pai abusivo já falecido.
Aos 72 anos, Neeson imprime autenticidade ao desgaste físico e emocional do personagem, reforçando a sensação de um anti-herói em declínio. No entanto, a previsibilidade da trama faz de “Último Alvo” um exercício familiar dentro do universo de thrillers recentes do ator.
🎞️ CÚPULA DO CAOS | Vod*
A sátira política coloca sete líderes das maiores democracias mundiais em uma situação insólita: perdidos em uma floresta durante uma reunião do G7, enquanto tentam redigir uma declaração conjunta diante de uma crise global não especificada. O enredo se desenvolve entre o absurdo e o caos, misturando comédia, horror apocalíptico e surrealismo visual.
O clima de desorientação serve de metáfora para a ineficácia das lideranças contemporâneas, expondo a fragilidade institucional e a desconexão dos poderosos diante de problemas urgentes. A floresta funciona como espaço alegórico onde discursos vazios, vaidades nacionais e jogos de influência colidem sem solução concreta.
Cheio de atores famosos, o elenco conta com Cate Blanchett (“Código Preto”), Alicia Vikander (“Tomb Raider: A Origem”), Charles Dance (“Game of Thrones”), Denis Ménochet (“Bastardos Inglórios”), Roy Dupuis (“La Femme Nikita”), Takehiro Hira (“Xógum”) e Nikki Amuka-Bird (“Tempo”), todos em performances que exploram o grotesco político com ironia e exagero controlado. A estética carregada e a estrutura fragmentada remetem ao estilo onírico característico do diretor canadense Guy Maddin (“O Quarto Proibido”), conhecido por sua abordagem experimental do cinema.
🎞️ FÉRIAS MACABRAS | Vod*
A comédia de terror britânica acompanha Richard (Nick Frost, de “Todo Mundo Quase Morto”), Susan (Aisling Bea, de “Troiled”) e seus dois filhos adolescentes, que partem para um fim de semana em uma ilha sueca remota. O que começa como uma tentativa de reconexão familiar se transforma em um pesadelo quando eles descobrem que a ilha é palco de um festival local com raízes sombrias e que um serial killer procurado está à solta. Entre moradores pouco acolhedores e rituais inquietantes, a família se vê em uma corrida contra o tempo para sobreviver.
O próprio Nick Frost assina o roteiro, numa homenagem ao clássico terror britânico “O Homem de Palha” (1973), que mistura elementos de terror folk e sátira, criando uma experiência que combina humor e tensão. A direção é do holandês Steffen Haars, que trabalhou com Frost em outro terrir recente, “Krazy House” (2024).
🎞️ BECOMING LED ZEPPELIN | Vod*
O documentário musical explora as origens da banda Led Zeppelin e sua ascensão meteórica em apenas um ano, contrariando todas as probabilidades.
Com imagens raras e entrevistas com os integrantes da banda, o filme de Bernard MacMahon (“Big Band”) foi exibido apenas em telas de cinema IMAX no Brasil, antes de chegar às locadoras digitais.
🎞️ AS PRIMEIRAS | Vod*
O documentário esportivo registra o surgimento da seleção brasileira feminina de futebol e o apagamento histórico que se seguiu. Após décadas de proibição oficial do esporte para mulheres, durante a ditadura militar, o Brasil enfim monta uma equipe para competir na China em 1988. A obra recupera as vozes dessas pioneiras — Elane, Fanta, Roseli, China, Marisa e outras — que enfrentaram machismo institucional, precariedade e esquecimento.
A direção de Adriana Yañez (“Um Crime Entre Nós”) opta por uma narrativa íntima. Sem locução externa, são as próprias ex-jogadoras que contam suas histórias, entre reuniões caseiras e visitas aos campos onde treinaram. A simplicidade da estrutura contrasta com o peso das revelações: muitas vivem hoje de bicos, apesar de terem aberto caminho para gerações vitoriosas.
Imagens de arquivo, recortes de jornal e vídeos raros do torneio de 1988 ilustram um passado pouco conhecido, marcado por improviso e resistência. “As Primeiras” não apenas informa, mas repara. Ao dar espaço e dignidade às atletas invisibilizadas, o filme contribui para reconstruir a memória do futebol brasileiro de forma mais justa e completa.
🎞️ A HERANÇA | Max
O terror queer nacional acompanha Thomas (Diego Montez), que retorna ao Brasil após a morte de sua mãe e descobre ser o único herdeiro de uma casa colonial que pertenceu a uma avó que nunca conheceu. Acompanhado de seu namorado alemão, Beni (Yohan Levy), Thomas decide visitar a propriedade e é recebido por duas tias idosas que o tratam como um filho há muito perdido. Conforme Thomas se encanta pelo lugar e pela história familiar, Beni começa a suspeitar que algo sinistro se esconde sob a fachada tranquila da vida no campo. Estranhos ruídos à noite, portas que se trancam sozinhas e o comportamento obsessivo das tias aumentam a tensão.
O primeiro filme dirigido por João Cândido Zacharias (roteirista de “A Jaula”) foi premiado no Festival Macabro do México e no Terror Córdoba na Argentina, além de ter sido destaque no Festival do Rio e na Mostra de São Paulo do ano passado.
📺 ANNE SHIRLEY | Crunchyroll
A nova adaptação em anime de “Anne de Green Gables” resgata o universo da órfã ruiva com forte inspiração visual na série “Anne with an E”, sucesso recente da Netflix. Produzida pelo The Answer Studio, a animação apresenta um estilo de arte delicado e melancólico, focado em transmitir a atmosfera do interior canadense onde a protagonista é acolhida por engano por dois irmãos idosos que esperavam adotar um menino.
A obra literária original, escrita por Lucy Maud Montgomery em 1908, já foi adaptada diversas vezes para cinema, TV e animação. Esta é a terceira versão em anime: a primeira foi lançada em 1979 sob direção de Isao Takahata (“O Túmulo dos Vagalumes”), com produção do estúdio Nippon Animation como parte do projeto World Masterpiece Theater. A segunda adaptação, de 2009, foi dirigida por Katsuyoshi Watabe (“Brave Exkaiser”).
A nova série animada tem 24 episódios e está sendo disponibilizada no Brasil simultaneamente à exibição na TV japonesa.
TERÇA
📺 ANDOR | Disney+
A 2ª e última temporada da série de Cassian Andor, interpretado por Diego Luna, retrata uma fase decisiva na formação da Aliança Rebelde. Envolvido em uma escalada de enfrentamentos com o Império, o personagem se torna peça central na resistência galáctica, assumindo riscos cada vez maiores em nome da liberdade. Conforme a guerra se intensifica, as alianças são postas à prova e os personagens enfrentam traições, sacrifícios e conflitos de interesse. O enredo aponta para o aprofundamento das tensões políticas e morais que definem os bastidores da rebelião, situando a narrativa cada vez mais próxima dos acontecimentos de “Rogue One: Uma História Star Wars” (2016).
O projeto foi criado e é produzido por Tony Gilroy, roteirista do próprio “Rogue One”, estabelecendo uma conexão direta com a missão que antecede o roubo dos planos da Estrela da Morte, evento que dá início ao filme lançado originalmente em 1977. Elementos visuais e narrativos reforçam essa ligação, incluindo referências à construção da superarma imperial.
Além de Diego Luna (“Narcos: México”), o elenco reúne Stellan Skarsgård (“Duna: Parte Dois”), Genevieve O’Reilly (“Ahsoka”), Denise Gough (“Em Nome do Céu”), Kyle Soller (“Poldark”), Adria Arjona (“Morbius”), Faye Marsay (“Game of Thrones”), Varada Sethu (“Jurassic World: Domínio”), Elizabeth Dulau (“Toda Luz que Não Podemos Ver”), Alan Tudyk (“Resident Alien”), Ben Mendelsohn (“Invasão Secreta”) e Forest Whitaker (“Godfather of Harlem”). Muitos dos atores reprisam papéis vistos em “Rogue One”.
A temporada final é composta por 12 episódios organizados em quatro blocos narrativos de três capítulos cada.
QUARTA
🎞️ EXPLOSÃO NO TREM BALA | Netflix
O remake contemporâneo do cult japonês “O Trem Bala” resgata a premissa do thriller lançado em 1975, atualizando sua estética com ritmo acelerado e ambientação tecnológica. A trama gira em torno de uma ameaça explosiva dentro do trem-bala Hayabusa nº 60, que parte em alta velocidade rumo a Tóquio. Um homem entra em contato com a central ferroviária e exige 100 bilhões de ienes para não detonar a bomba que supostamente instalou no veículo. O dispositivo, segundo ele, explodirá caso a velocidade caia abaixo de 100 km/h.
A direção é de Shinji Higuchi, vencedor do Oscar de Melhores Efeitos Visuais por “Shin Godzilla”, que imprime ao suspense uma linguagem visual realista. O protagonista Tsuyoshi Kusanagi retoma a parceria com o cineasta após o drama catástrofe “Doomsday: The Sinking of Japan” (2006), agora em um papel centrado na tensão e nos dilemas éticos diante de uma possível tragédia.
O enredo permanece fiel à obra original, que também serviu de inspiração para o sucesso de Hollywood “Velocidade Máxima” (1994). Desta vez, a produção buscou uma recriação mais verossímil, com apoio direto da East Japan Railway Company. Foram utilizadas instalações autênticas e trens reais, o que amplia o grau de imersão e reforça o impacto das sequências de ação.
QUINTA
📺 VOCÊ | Netflix
A temporada final marca o retorno de Joe Goldberg a Nova York, local onde sua trajetória obsessiva teve início. Agora casado com Kate, interpretada por Charlotte Ritchie (“Ghosts”), Joe tenta manter as aparências de uma vida estável enquanto enfrenta a difícil tarefa de conter seus impulsos mais sombrios. A aparente tranquilidade começa a ruir quando fantasmas do passado reaparecem, trazendo antigos inimigos dispostos a cobrar vingança.
Mesmo com uma nova rotina e relacionamentos diferentes, Joe continua lidando com o dilema interno que sempre definiu sua personalidade. A tensão cresce com a introdução de uma nova figura feminina, sugerindo a repetição do ciclo que o personagem não consegue romper.
Penn Badgley (“Gossip Girl”) retorna como protagonista, acompanhado por Madeline Brewer (“The Handmaid’s Tale”), Anna Camp (“A Escolha Perfeita”) e Griffin Matthews (“Aves de Rapina”). Lançada originalmente no canal pago Lifetime, a série foi resgatada pela Netflix após uma única temporada, transformando-se em um de seus títulos mais populares. A criação é assinada por Greg Berlanti (“Arrow”) e Sera Gamble (“Supernatural”).
📺 ÉTOILE – A DANÇA DAS ESTRELAS | Prime Video
A nova série de Amy Sherman-Palladino, responsável por “Gilmore Girls” e “Maravilhosa Sra. Maisel” acompanha o embate entre dois diretores de companhias de dança em crise, localizadas em Nova York e Paris. Jack (Luke Kirby, de “Maravilhosa Sra. Maisel”) e Geneviève (Charlotte Gainsbourg, de “Ninfomaníaca”) decidem trocar seus principais bailarinos como última cartada para salvar suas instituições em meio a salas vazias e pressões financeiras crescentes.
A proposta ousada desperta resistências e atritos, revelando o peso das tradições culturais e dos egos em um meio marcado por rivalidades e perfeccionismo. O conflito se estende aos bastidores, onde as tensões se acirram diante das transformações impostas por essa reestruturação inesperada.
Filmada em Paris e Nova York, a produção marca o retorno do casal Sherman-Palladino ao universo da dança após “Bunheads”, exibida em 2012. O elenco franco-americano também reúne Lou de Laâge (“O Baile das Loucas”), Gideon Glick (“Maestro”), David Alvarez (“Amor Sublime Amor”), David Haig (“Florence: Quem é Essa Mulher?”), Simon Callow (“The Witcher”) e Yanic Truesdale (“Gilmore Girls”), além de bailarinos profissionais.
🎞️ ASH – PLANETA PARASITA | Prime Video
A sci-fi se passa num planeta remoto e inóspito. Eiza González (“Em Ritmo de Fuga”) vive uma astronauta que desperta e encontra a tripulação de sua estação espacial brutalmente assassinada. Enquanto tenta desvendar o que ocorreu, ela se depara com outro sobrevivente (Aaron Paul, de “Breaking Bad”),que pode ser tanto aliado quanto ameaça. A investigação desencadeia eventos aterrorizantes que desafiam a sanidade e a confiança entre os dois remanescentes.
A produção marca o segundo longa-metragem dirigido por Flying Lotus (Steven D. Bingley-Ellison), sobrinho neto do saxofonista John Coltrane. Ele também é DJ, rapper e músico, e ainda assina a trilha sonora de “Ash”. Seu primeiro filme foi a comédia de terror surrealista “Kuso” (2017). Já o roteiro é assinado pelo cineasta suíço Jonni Remmler (“Das Quartett”), filho do cantor alemão Stephan Remmler, que liderava a popular banda Trio, do hit “Da Da Da” (1982). A produção é assinada por Neill Blomkamp (“Distrito 9”) e o elenco também inclui Iko Uwais (“Operação Invasão”), Beulah Koale (“Hawaii Five-0”) e Kate Elliott (“Wentworth”) como membros da tripulação, que aparecem em cenas de flashback.
SEXTA
🎞️ CAOS E DESTRUIÇÃO | Netflix
No novo thriller criminal, Tom Hardy (“Venom”) interpreta Walker, um detetive assombrado por traumas do passado, que se vê envolvido em uma missão desesperada para resgatar o filho afastado de um político — sequestrado em meio a uma guerra entre facções criminosas. À medida que avança nessa jornada, o personagem é forçado a confrontar seus próprios limites e a questionar se é possível distinguir justiça de destruição em um submundo onde corrupção, gângsteres e agentes da lei se confundem.
O diretor Gareth Evans retoma o estilo brutal que o consagrou em “Operação Invasão” (2011) e “Operação Invasão 2” (2014), desta vez sem restrições de classificação indicativa impostas por estreias em cinema. A narrativa é marcada por lutas corpo a corpo, perseguições violentas e tiroteios em espaços urbanos degradados, com uma abordagem crua que não suaviza a brutalidade dos confrontos.
O elenco reúne nomes como Jessie Mei Li (“Sombra e Ossos”), Timothy Olyphant (“Justified”), Forest Whitaker (“Andor”), Justin Cornwell (“The Umbrella Academy”), Quelin Sepulveda (“Good Omens”), Luis Guzmán (“Wandinha”), Michelle Waterson-Gomez (“A Faxineira”), Xelia Mendes-Jones (“Fallout”) e Yeo Yann Yann (“A Jornada de Jin Wang”).
🎞️ COVIL DE LADRÕES 2 | Prime Video
A sequência do sucesso de ação de 2018 marca o reencontro de Gerard Butler e O’Shea Jackson Jr. (o filho de Ice Cube), que retornam aos seus papéis após os eventos do primeiro longa. Na nova trama, Big Nick (Gerard Butler) continua perseguindo Donnie (O’Shea Jackson Jr.), que se envolve com uma gangue de perigosos ladrões de diamantes na Europa. O grupo planeja um grande assalto ao maior mercado de diamantes do mundo. Desta vez, porém, Nick tem uma proposta inusitada para Donnie.
De forma surpreendente, o policial confronta o ladrão e propõe uma aliança, sugerindo que os dois se unam na execução do grande assalto. A parceria é levada adiante, mas resulta numa nova perseguição: os diamantes roubados são da máfia, que quer recuperar a fortuna. A continuação intensifica a ação com a parceria inesperada entre os personagens.
O cineasta Christian Gudegast volta a assinar o roteiro e a direção, que se provou um sucesso em seu lançamento nos Estados Unidos, onde abriu em 1º lugar nas bilheterias. A crítica americana também gostou mais da continuação que do lançamento inaugural, com 61% de aprovação no Rotten Tomatoes contra 41% do primeiro título.
🎞️ TENDABERRY | Mubi
“Tendaberry” marca a estreia da cineasta Haley Elizabeth Anderson em longa-metragem, apresentando uma narrativa ambientada no Brooklyn pós-pandêmico. A trama acompanha Dakota, uma jovem de 23 anos, que enfrenta a solidão após seu namorado, Yuri, retornar à Ucrânia para cuidar do pai doente. Com o desaparecimento de Yuri e a descoberta de uma gravidez, Dakota é confrontada com decisões que moldarão seu futuro.
Elogiado em sua estreia no Festival de Sundance em 2024 (91% de aprovação no Rotten Tomatoes), o drama indie protagonizado pela novata Kota Joha utiliza uma combinação de formatos visuais, incluindo gravações em DV e 16mm, para retratar as quatro estações de Nova York. Essa abordagem confere à obra uma estética documental, explorando temas como amor, perda e autodescoberta. A produção ainda incorpora imagens de arquivo, como as filmagens de Nelson Sullivan, videomaker que documentou a cena artística e LGBTQIA+ do centro de Nova York durante os anos 1980, oferecendo um panorama histórico e emocional da cidade.
🎞️ SUPERBOYS OF MALEGAON | Prime Video
Inspirado em uma história real, o filme acompanha Nasir (Adarsh Gourav, de “O Tigre Branco”), um entusiasta do cinema que trabalha como videomaker de casamentos em Malegaon, uma cidade no interior da Índia. Para escapar da monotonia do cotidiano, ele decide criar paródias caseiras de grandes sucessos de Bollywood, como “Sholay”, utilizando recursos limitados e a ajuda de seus amigos.
A produção é dirigida por Reema Kagti (criadora de “Rugido”) e escrita por Varun Grover (criador de “Jogos Sagrados”). O elenco conta ainda com Vineet Kumar Singh (“O Filho do Rei”) como Farogh, um roteirista idealista, e Shashank Arora (“Felizes para Sempre”) como Shafique, o melancólico assistente de Nasir. A trilha sonora é assinada pela dupla Sachin-Jigar (“Namorado Contratado”).
A história pode remeter a “Rebobine, Por Favor” (2008), mas é na verdade uma adaptação ficcional do documentário “Supermen of Malegaon” (2008), que retratava a mesma comunidade de cineastas amadores.
📺 CLASSE DOS HERÓIS FRACOS 2 | Netflix
O K-Drama aborda de forma intensa e realista o tema do bullying escolar. O protagonista, Yeon Si-eun, interpretado por Park Ji-hoon (ex-integrante da boy band Wanna One), é um estudante exemplar que enfrenta constantes agressões físicas e psicológicas por parte de colegas. As cenas de bullying são retratadas de maneira crua, refletindo a gravidade das agressões e suas consequências, mas os episódios não destacam apenas as lutas físicas que Si-eun enfrenta, ressaltando também sua resiliência e inteligência aguçada para lidar com as adversidades. Com seu conhecimento de física e os objetos ao seu redor, ele desenvolve estratégias para se proteger das crescentes investidas violentas.
Quando a situação se torna crítica, Si-eun recebe o apoio de Ahn Su-ho, interpretado por Choi Hyun-wook (“Racket Boys”), o lutador mais forte da classe, e Oh Beom-seok, vivido por Hong Kyung (“D.P. – Dog Day”), um estudante transferido que enfrenta seus próprios desafios. Juntos, eles formam uma aliança para enfrentar a violência escolar e demonstrar o verdadeiro significado da força.
Na 2ª temporada, Si-eun enfrenta novos desafios, tentando proteger seus novos amigos enquanto confronta ameaças ainda mais perigosas. O elenco introduz novos aliados de Si-eun, mas também novos antagonistas, membros de uma organização criminosa que domina a escola.
A série é baseada no webtoon “Weak Hero” de Seopass e Kim Jin-seok (Razen), publicado em 2018, e foi originalmente lançada na plataforma sul-coreana Wavve em 2022, chegando só agora ao resto do mundo pela Netflix.
📺 WONDLA – A TRILOGIA 2 | Apple TV+
▶ Assista ao trailer
A série animada acompanha Eva, uma adolescente criada por um robô zelador em um bunker subterrâneo. Ao completar 16 anos, um ataque a obriga a emergir na superfície de um planeta agora chamado Orbona, habitado por alienígenas e criaturas exóticas. Sem encontrar outros humanos, ela parte em uma jornada de autodescoberta ao lado de aliados improváveis.
Na 2ª temporada, Eva continua sua busca por um lar, enfrenta revelações sobre seu passado e é perseguida por uma força que acredita que ela possui a chave para algo grandioso. A temporada conta com sete episódios, todos disponíveis na estreia.
Os desenhos são baseados em livros de Tony DiTerlizzi, escritor e ilustrador premiado, que é mais conhecido como autor de “As Crônicas de Spiderwick”, adaptada para o cinema em 2008. O elenco de vozes inclui Jeanine Mason (“Roswell, New Mexico”) como Eva, Teri Hatcher (“Desperate Housewives”) como Muthr, Brad Garrett (“Não Estou Morta”) como Otto e Gary Anthony Williams (“Tribunal Noturno”) como Rovender. A produção é da Skydance Animation, com Bobs Gannaway (“Monstros no Trabalho”) como showrunner e produtor executivo.
🎞️ KRAVEN – O CAÇADOR | Max
A pior bilheteria deste século de uma adaptação de quadrinhos da Marvel chega ao streaming e muitos podem ficar curiosos para saber o que deu errado. A verdade é que o último derivado dos quadrinhos do Homem-Aranha segue a tendência dos anteriores, com uma história de origem de anti-herói em vez de vilão, num filme abaixo da crítica. Para quem não conhece o personagem dos quadrinhos, Sergei Kravinoff, o Kraven, foi apresentado originalmente em 1964 como um imigrante russo e caçador de animais selvagens, que graças a um soro místico adquiria força super-humana. Depois de conquistar vários desafios, ele se torna obcecado em abater o Homem-Aranha para provar que é o maior caçador do mundo. Embora nunca tenha aparecido em live-action até então, o vilão já teve quadrinhos icônicos, em particular “A Última Caçada de Kraven” de 1987, considerada a história mais sombria de toda a trajetória do Homem-Aranha – a resposta da Marvel ao “Cavaleiro das Trevas” – , que termina em suicídio. Uma paulada.
O longa conta uma história completamente diferente, ao apresentar Kraven como um rebelde que se revolta contra as barbaridades do pai gângster. Na trama, o jovem Kraven reluta em seguir os passos do pai caçador e mafioso, e tem o destino selado ao ser atacado por um leão durante uma caçada. Deixado para morrer pela própria família, ele se transforma – e não apenas de forma figurada. Em busca de vingança, ele passa a caçar o próprio pai, eliminando todos os chefes do sindicato do crime da família. O que não falta é violência. A produção é bem mais visceral que “Venom”, “Madame Teia” e “Morbius”, a ponto de justificar uma classificação R-Rated nos Estados Unidos – o primeiro filme do universo Marvel da Sony para maiores. No Brasil, a indicação etária ficou em 16 anos. Mas o roteiro simplório, aliado a efeitos visuais de liquidação e uma edição assassina, que leva às telas um filme diferente dos trailers, não deve agradar nenhum adulto que se preze. “Kraven” encerra a disputa sobre qual é o pior derivado do Homem-Aranha, deixando “Morbius” e “Madame Teia” a salvo desta má fama.
O elenco destaca Aaron Taylor-Johnson (“Vingadores: Era de Ultron”) totalmente sarado no papel-título, Ariana DeBose (vencedora do Oscar por “Amor, Sublime Amor”) como a feiticeira Calipso, Fred Hechinger (“The White Lotus”) como o irmão de Kraven (também conhecido como o vilão Camaleão nos quadrinhos), Russell Crowe (“Gladiador”) como o pai de Kraven e Alessandro Nivola (“Os Muitos Santos de Newark”) como ninguém menos que o Rino – diferente dos gibis, em que veste um traje especial, ele realmente se torna uma criatura no filme.
O roteiro é de Richard Wenk (“O Protetor”), e foi revisado por Art Marcum e Matt Holloway (dupla de “Homem de Ferro”). Já a direção ficou a cargo de JC Chandor (“Operação Fronteira”).
* Os lançamentos em VOD (Video on Demand) podem ser alugados individualmente em plataformas como Apple TV, Claro TV+, Loja Prime, Microsoft Store, Vivo Play e YouTube, entre outras que funcionam como locadoras digitais sem a necessidade de assinatura mensal.