Premiação consagra filme sobre musical negro brasileiro
O In-Edit Brasil, festival dedicado ao documentário musical, anunciou os vencedores de sua 17ª edição nesta sexta-feira (20/6). O grande destaque nacional foi “Brasiliana – O Musical Negro Que Apresentou o Brasil ao Mundo”, dirigido por Joel Zito Araújo. O longa acompanha a trajetória do espetáculo “Brasiliana”, musical de repertório negro que percorreu diversos países, levando a cultura brasileira a diferentes públicos e reafirmando a importância do cinema negro para o audiovisual nacional.
Além do reconhecimento no Brasil, o filme também será exibido no In-Edit Barcelona ainda este ano, ampliando sua circulação internacional.
Como foi a escolha do júri?
O júri da competição nacional foi formado pela crítica de cinema Viviane Pistache, o cineasta Dácio Pinheiro e o jornalista Gilberto Porcidonio. Eles também concederam menção honrosa ao documentário “Amor e Morte em Júlio Reny”, de Fabrício Cantanhede. O filme resgata, por meio de arquivos raros e depoimentos, a trajetória do gaúcho Júlio Reny, figura pouco reconhecida do rock brasileiro, mas de grande importância na disseminação do gênero na Porto Alegre dos anos 1980.
Onde assistir “Brasiliana” e outros destaques do festival?
“Brasiliana” terá sessão especial neste domingo (22/6), às 19h30, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, e seguirá disponível para exibição na plataforma Sesc Digital até 26 de junho. O In-Edit Brasil mantém sua programação até domingo, com sessões presenciais e online que celebram a produção musical no cinema.