Dora ganha novo filme
A personagem Dora, a Aventureira, completa 25 anos em 2025 e ganha um novo longa live-action para marcar a data. O filme “Dora e a Busca pelo Sol Dourado” é estrelado por Samantha Lorraine (“Você Não Tá Convidada pro Meu Bat Mitzvá!”) como uma Dora adolescente em uma jornada na floresta amazônica ao lado do primo Diego (vivido por Jacob Rodriguez, de “Me Conte Mentiras”) e novos personagens. Passada alguns anos após a época do desenho original, a missão do grupo é encontrar o tesouro do Sol Dourado antes que ele caia em mãos erradas.
Produção celebra identidade latina
Com filmagens realizadas na Colômbia, elenco formado por atores de origem hispânica e equipe técnica também majoritariamente latina, o longa reafirma o compromisso da franquia com a representatividade.
“É uma experiência surreal. Eu só pensava: ‘Uau, nós estamos representando mesmo a comunidade latina’, e é uma honra ter essa responsabilidade”, disse Samantha Lorraine em entrevista ao site Notícias da TV.
Ela reforça o simbolismo da produção: “Estamos continuando um legado muito grande com Dora, e eu acho que o senso de comunidade é a coisa mais importante agora. Temos de nos unir e demonstrar amor e carinho uns pelos outros, e acolher o próximo é algo de que precisamos para continuarmos a ser uma comunidade forte.”
Como o novo filme conecta Dora ao debate político
O lançamento ocorre em um momento de tensão nos Estados Unidos, em meio ao avanço do discurso anti-imigração promovido por Donald Trump. Embora “Dora e a Busca pelo Sol Dourado” seja voltado ao público infantojuvenil, a presença de uma protagonista latina em posição de liderança funciona como resposta simbólica e representativa a esse cenário.
“É para isso que nós trabalhamos, para que as crianças vejam o filme e digam: ‘Uau, ela se parece comigo’ ou ‘Eu posso fazer isso algum dia também’. Dora é essa luz, essa positividade, esse pilar de esperança e de liderança”, afirmou Samantha.
Impacto cultural marca trajetória da franquia
Lançada em 2000 como série animada educativa, “Dora, a Aventureira” conquistou diferentes gerações ao combinar entretenimento com noções de inclusão e diversidade. A animação ganhou sua primeira versão live-action no filme “Dora e a Cidade Perdida” (2019), estrelado por Isabela Merced ainda criança. Hoje, a atriz faz parte do elenco de “The Last of Us”.
Qual é a data de estreia?
“Dora e a Busca pelo Sol Dourado” estreia nesta sexta-feira (4/7) na Paramount+ e será exibido também no canal pago Nickelodeon no sábado (5), às 12h.