O CEO da Larian Studios, Swen Vincke, afirmou durante a Game Developers Conference (GDC 2024) que enxerga potencial nas inteligências artificiais. Porém, ele e sua equipe continuarão trabalhando com profissionais para dar vida aos seus projetos.
Segundo um dos maiores responsáveis pelo sucesso de Baldur’s Gate 3, as IAs devem permanecer apenas como “ferramentas” e não como forma de substituir sua equipe.
Meu posicionamento sobre as inteligências artificiais é bem direta: é uma ferramenta que deve ser usada para fazer as coisas mais rápido. Nós temos tanto trabalho que ficamos felizes de receber assistência de qualquer coisa. Mas eu não acho que ela substituirá o lado criativo das coisas e eu posso colocar dinheiro nesta posição
O apoio da Larian Studios à indústria gaming
Ele também afirma que a Larian Studios tem como um de seus objetivos ajudar profissionais a encontrarem seu caminho dentro da indústria gaming – mesmo em cenário de demissões e de invasão das IAs em diversos projetos.
Para situar vocês, as artes conceituais geralmente estão sob discussão por causa de coisas como o Midjourney. Então, tratamos de contratar 15 artistas conceituais para nosso time.
Para Vincke, isto resolveu um grande problema que eles estavam encarando dentro de seus projetos e também deu apoio a diversos artistas.
Não tínhamos as artes conceituais rápido o bastante, então as criaturas não eram criadas rápido o bastante. Os animadores técnicos não podiam trabalhar de forma mais ágil, então os animadores não podiam produzir seu material velozmente, aí acabavam ficando sem trabalho. O que realmente é a pior coisa que queremos em um ambiente de desenvolvimento
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As IAs no mundo dos games
Apesar da postura da Larian Studios, diversos outros estúdios e produtoras já se revelaram empolgadas com a inteligência artificial e anunciaram projetos que a utilizam dentro de seus próximos projetos.
A Ubisoft, por exemplo, anunciou o Neo NPCs – que desenvolve personagens e missões paralelas de forma generativa dentro da experiência gaming. Já a NVIDIA foi além e seu CEO, Jensen Huang, já afirmou que espera que jogos criados totalmente pelas IAs cheguem ao mercado em menos de 10 anos.
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Fonte: PCGamer